sábado, 8 de maio de 2010

Fica a Dica - Escolhendo o corretivo

Olá pessoal!!

Já que fiquei quase uma semana sem aparecer, nada mais justo do que dar uma super dica para compensar, não?! =)

Me inspirando em um post recente sobre os corretivos da Make Up For Ever, resolvi falar sobre o assunto, mas no geral. Sei que muita gente fica perdidinha na hora de escolher o corretivo ideal, então aqui vai um "mini" guia.

Primeiro de tudo, faça a pergunta crucial: "Eu preciso corrigir alguma imperfeição?". Parece bobo, mas é o ponto de partida. É importante detectar o que se deseja disfarçar - como espinhas, olheiras, manchas e descolorações - antes de sair passando o produto em tudo quanto é canto do seu rosto. Acontece que algumas pessoas não precisam usá-lo ou porque  não apresentam nenhum probleminha na pele, ou então porque a base/pó/hidratante com cor já faz o trabalho por completo.

Apontadas as falhas, o próximo passo é escolher a cor. Calma! Não se desespere, porque não é nenhum bicho de 7 cabeças. Mesmo! A tabelinha acima é útil para os inexperientes. Basta visualizar a cor que deseja neutralizar e escolher a que se encontra oposta a ela para disfarçá-la... OI?! Por exemplo, você quer "cancelar" a vermelhidão da safada da espinha que resolveu brotar bem na ponta do nariz. É só localizar o vermelho na tabela e ver qual é a cor oposta a ela (ou na frente, depende de como você nomeia!! rsrs), que no caso é a verde. Prontinho, basta aplicar o corretivo verde na sua espinha para a coloração vermelha amenizar. 

Ok, mas preciso ter várias cores então?! Não, não precisa! Você também pode optar pelas tradicionais, que são neutras já que possuem tons pastéis. Esses corretivos são uma mão na roda, porque quebram um galhão: disfarçam praticamente tudo.  São bem práticos para o uso diário - imagina se todo dia você tivesse que passar umas 4, 5 cores diferentes?!


Mas qual a cor certa? Simples, a que seja exatamente igual ao tom da sua pele. Alguns maquiadores super conceituados preferem usar um tom mais claro que a pele nas olheiras a fim de iluminar a região. Mas cuidado para não criar o efeito panda invertido (vide Taraji Henson)!! 

Eu faço assim: uso os tradicionais no dia a dia e os coloridos quando quero uma produção mais produzida (nooossa, que explicação mais esperta a minha, não?!rsrs) ou então quando o tradicional não consegue disfarçar algumas coisas, por exemplo, olheiras com tons de roxo.

Ahh, preciso ressaltar que quem optar por usar qualquer corretivo colorido, terá de obrigatoriamente passar base ou então um corretivo do tom de pele por cima. Afinal, seu objetivo é disfarçar as cores e não criar uma nova. Imagina você saindo por aí com pontos verdes perdidos pelo seu rosto?! rsrs


Próximo passo... cruzes, tem um 3º passo? Tem sim, mas não exige nenhum esforço. É que falta escolher a consistência do seu corretivo. E aí vai pela preferência de cada uma: tem líquido, cremoso, em pó e em lápis (não sei dizer a consistência de um lápis... dura?!). Eu gosto mesmo dos cremosos, mas de vez em quando uso o em pó ou o líquido na região dos olhos. 

E agora sim, prontinho! Eu falei que não ia ser muito difícil. Mas calma que eu ainda vou aproveitar o assunto para falar mais algumas coisinhas.

Sei que alguém pode se perguntar como o produto deve ser aplicado. De novo, respondo que é do modo que você preferir. Pode ser com o dedo (devidamente lavado para evitar a proliferação de bactérias), com esponjinha, com um pincel de corretivo ou então com o de base (eu indico para quem tem que disfarçar áreas mais largas, como acne).

Eu gosto de aplicar os cremosos com o dedo mesmo, porque ele produz um calor natural, que dá uma "derretida" no corretivo, e aí ele espalha com mais facilidade e com menos risco de craquelar. Já os líquidos e os em pó eu opto pelo pincel de corretivo, porque tenho a impressão que o produto acaba rendendo mais, sem disperdiçar.


Para terminar, algumas dicas rápidas: 

- Para que seu corretivo fixe, basta aplicar uma camada de pó por cima da região onde você o aplicou. 

- Quando for disfarçar as olheiras, não esqueça de passar corretivo em toda a região dos olhos, ou seja, nas suas pálpebras também! E para chamar menos atenção para a área, aplique a máscara de cílios apenas nos superiores.

- Não esqueça que o corretivo apenas disfarça a cor, então  não adianta aplicar milhões de camadas numa espinha, porque o volume dela não vai desaparecer. 


Então, compensei os dias não escritos?! Se vocês ainda tiverem dúvidas, é só perguntar!


0 comentários:

Postar um comentário

Ficaremos muito contentes com os recadinhos de vocês! Dúvidas, pedidos, opniões e sugestões são sempre bem vindos!

Related Posts with Thumbnails