quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Fica a Dica - Compras na Internet

Oi todo mundo!

Hoje eu vou falar sobre um assunto super importante: cuidados com compras na internet.

Antes, vou contar uma historinha muito rápida. Sexta-feira passada liberaram as vendas de ingressos para o show da Beyoncé. Como eu moro um pouquinho longe e temendo que eles se esgotassem, optei por comprar pela internet.
Após ter enfrentado milhares de mensagens de erro no decorrer das minhas transações, finalmente consegui comprar meus ingressos. Por causa do ocorrido, decidi checar no meu cartão se o débito tinha sido feito e descobri vários problemas. O primeiro deles foi a presença de débitos duplicados: cobraram 5 ingressos no meu cartão, quando na realidade eram somente 3.

Depois de muita dificuldade em entrar em contato com a empresa Livepass, finalmente consegui uma resolução para o meu problema: após uma semana eles estornaram os débitos indevidos.

Porém, meus problemas não tinham terminado. Descobri que logo após a minha compra, meu cartão havia sido "clonado" e efetuaram compras absurdas na Amazon.com. Imagina a minha cara de espanto quando ouvi a atendente do cartão falando que milhares de dólares foram gastos no meu cartão (meu vírgula, do meu pai já que é ele quem paga as contas!)?! Papai, pelo incrível que pareça, ficou super tranquilo e já está resolvendo tudo.

Bom gente, moral da história: após anos realizando compras pela internet, um problema muito sério aconteceu comigo. O que eu quero nesse post é alertar que problemas do gênero podem acontecer com qualquer pessoa, até mesmo as precavidas que nem eu. Óbvio que eu não posso dar uma receita mágica para que isso nunca ocorra (como vcs podem ver, aconteceu comigo!), mas há maneiras de nos protegermos.

- Realize compras somente em sites confiáveis, ou seja, nos que já conhecemos a empresa por terem lojas físicas ou por indicação de pessoas que compraram por elas e aprovaram todo o processo.

- Ao entrar com os seus dados para o pagamento no seu cartão, certifique se o http está como https. Isso mostra que há uma proteção do site.

- Opte por compras que aceitem o Paypal ou Pagseguro. De fato, eles são realmente seguros! Uma vez salvo os dados do cartão, não precisamos mais fornecê-los para compras futuras. Basta entrarmos com nosso login e senha. Uma boa dica é mudar com frequência a senha de acesso.

- Mesmo com todos os cuidados, algo inesperado aconteceu comigo. Portanto, é muito importante ligarmos para as nossas administradoras de cartão e confirmarmos se a nossa compra foi realizada e, em seguida, colocá-los em alerta sobre possíveis compras futuras não geradas por nós. Uma boa opção é não usarmos nosso cartão por dois dias e avisarmos ao cartão. Assim, o bloqueio já é logo realizado e quem sabe eles conseguem com mais rapidez rastrear o autor da fraude.

Espero ter ajudado com essas dicas. No momento, eu realmente perdi a coragem de realizar compras na internet com medo de que tudo se repita. Mas não quer dizer que eu nunca mais vá fazê-las... somente farei as que realmente não tenho possibilidade de encontrar em uma loja física (ou então pagamento por boleto bancário).




0 comentários:

Postar um comentário

Ficaremos muito contentes com os recadinhos de vocês! Dúvidas, pedidos, opniões e sugestões são sempre bem vindos!

Related Posts with Thumbnails